Header Ads Widget

header ads

Sponsor

header ads

Cuidados para se ter durante a black friday 2016, para não cair em golpes e falsas promoções.



Preços
Para ter certeza de que irá comprar um produto realmente com um bom desconto, é preciso que se prepare antes e pesquise os preços desses produtos (e de quaisquer outros que tenha intenção de comprar) em vários lugares – considere tanto as lojas físicas quanto as virtuais.  Não é de hoje que uma parte da população não acredita que os descontos sejam mesmo verdadeiros, tanto que há bordões a respeito da Black Friday, do tipo “compre pela metade do dobro”, por isso, estar bem informado sobre valores é essencial para que se faça um bom negócio.
Um fator importante quando se pesquisa preços é saber exatamente o modelo ou configuração do que pretende comprar, pois pode acontecer de você encontrar um produto similar, mais barato, mas com uma configuração que não é exatamente a que você busca.
Tomando essas precauções, o consumidor evita o risco de cair em promoções fraudulentas.
Procedência da loja
Por mais que existam lojas novas e gente de bem tentando garantir seu espaço virtual de vendas, há também quem haja de má fé. Por isso, a procedência da loja é bastante importante. Há muitos casos de lojas falsas, portanto, o cuidado tem que ser redobrado. O Procon tem algumas dicas para que o consumidor observe antes de efetuar qualquer compra e principalmente, antes de colocar qualquer dado seu. Veja:
  • Escolha lojas recomendadas por outros compradores, amigos e familiares
  • Sempre desconfie de preços muito baratos e ofertas vantajosas
  • Fuja de sites que aceitam apenas boleto bancário e/ou depósito em conta
  • Imprima ou salve a imagem de todos os documentos que provem a compra e a confirmação do pedido
  • Ao entrar no domínio, procure dados como: razão social CNPJ, email, telefone e outras formas de contato (muitos sites, mesmo sem loja física, colocam endereços como referência).
  • Deixe o antivírus e o firewall sempre atualizados no seu PC e navegador
  • Leia a política de privacidade da loja para saber como ela manipula os seus dados
  • Importante: nunca realize compras em lan houses ou computadores públicos


Caso você desconfie da loja, busque pelo CNPJ e faça uma pesquisa no site da Receita Federal, neste link: Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, aqui você pode ver se a empresa existe, se está ativa e demais informações.
Prefira comprar de fornecedores já conceituados no mercado. De qualquer forma, o Procon-SP tem uma lista de sites fraudulentos, que podem ajudar o consumidor a não cair em ciladas. A lista foi atualizada na data de hoje, 4/11/2016, conforme informações do site do Procon. Acesse aqui a lista.
O pagamento
Deve-se ter bastante cuidado quando for pagamento via boleto bancário, pois é um dos meios mais utilizados para fraudes, os dados podem ser alterados e o valor pode ser desviado para a conta dos fraudadores. O boleto deve ser, preferencialmente, em PDF – oferece mais segurança.
Desconfie se lhe pedirem o pagamento com urgência para garantir o produto, alegando estar na iminência de acabar o estoque.
Com pagamentos parcelados o problema é menor, uma vez que se pode bloquear os pagamentos.
Outros pontos a serem analisados pelo consumidor:
  • confira o prazo de entrega, que deve constar no recibo ou na nota fiscal;
  • confira as políticas de troca e de devolução;
  • analise toda e qualquer “letrinha pequena” no rodapé do site;
  • consulte sobre eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa ter adotado para o período;
  • ao receber o seu pedido, analise a mercadoria antes de assinar o documento de comprovação de recebimento.
Qualquer problema que tenha com o produto recebido – ou talvez com o não recebimento do produto, não hesite em procurar ajuda com o Procon de sua cidade.

Postar um comentário

0 Comentários

Teste Teste Teste

header ads